Brasileiros (as) elegem Dilma Rousseff, primeira presidenta do país
por Natasha Pitts
Este artigo foi publicado há mais de dez anos. Por conseguinte, as informações nele contidas podem estar incompletas ou desactualizadas.
Nesse domingo (31), brasileiros e brasileiras elegeram sua primeira presidenta. Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT), venceu o pleito em segundo turno, em que disputava a presidência do Brasil para os próximos quatros anos com José Serra, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). A disputa eleitoral foi encerrada com 55,7 milhões de votos contra 43,7 milhões. Em seu primeiro discurso como representante maior do Brasil, Dilma se comprometeu com uma importante gama de compromissos, entre eles a erradicação da miséria.
Por ser a primeira mulher a dirigir a oitava maior economia global, visto que nem mesmo o cargo de vice-presidente havia sido ocupado por mulheres, Rousseff não poderia deixar de ressaltar que seu primeiro compromisso após a eleição será "honrar as mulheres brasileiras para que esta fato, até hoje inédito, se transforme num evento natural e que ele possa se repetir e se ampliar" (...) "A igualdade de oportunidades entre homens e mulheres é um princípio essencial da democracia", completou. Leia mais